O desenvolvimento da rede Narrow Net é apenas o início do Business Case.
Os CLIENTES não buscam uma rede de comunicações
Low Cost /
Low Data "per se" mas sim oportunidades de desenvolverem Business Cases para acrescentarem valor às suas operações e negócios.
Por exemplo, a capacidade de conectar um ecoponto só é relevante se contribuir para melhorar as rotas de recolha de resíduos de um município, com vantagens económicas e ambientais.
A Narrow Net proporciona a operacionalidade da rede de comunicações.
Mas a Rede de Comunicações faz parte de um ECOSSISTEMA com amplas capacidades que vão muito para além da Conectividade propriamente dita.
O Ecossistema
Os CLIENTES enquadram-se em aplicações corporativas e oportunidades de negócio "Verticais", que utilizam o ECOSSISTEMA de comunicação, desde os
Dispositivos e Sensores, colocados nos objetos, que comunicam através da
Rede Narrow Net, mas que incluem o serviço integrado a fornecer aos clientes, nomeadamente através da
Gestão e Análise de Dados, e a
Arquitetura de Suporte a Serviços e Aplicações.
Os "Verticais" (Soluções Clientes)
É necessário que se desenvolva uma forte colaboração entre a Narrow Net, empresas de hardware, empresas de software, e, principalmente, empresas focadas no serviço aos seus clientes capazes de oferecer soluções integradas à medida das necessidades dos seus clientes, criando um verdadeiro Ecossistema.
Isto é, no nosso exemplo do ecoponto, haverá lugar ao desenvolvimento dos sensores a serem colocados nos mesmos, que comunicarão as suas informações à rede de comunicações. Esta enviará para a Cloud os dados em bruto recolhidos dos sensores, o que permitirá serem trabalhados para gerarem o output desejado que é a otimização das rotas de recolha dos lixos.
É política da Narrow Net abrir a exploração de alguns dos "verticais" para que sejam desenvolvidas soluções integradas por empresas especialistas em serviço a clientes em algumas áreas, através da criação de business cases específicos que serão analisados pela Narrow Net.
Pode-se informar aqui [querosabermais@narrownet.pt] sobre os "verticais" que ainda estão livres e candidatar-se à sua aquisição.
Relembra-se que a Internet of Things é um dos Pilares de Desenvolvimento preconizado pelo Horizonte 2020, que é um programa de ajuda ao desenvolvimento económico da Comissão Europeia.
Haverá um total de 569 M€ a nível Europeu para apoiar projetos e desenvolvimentos nesta área específica do conhecimento.
Veja o link desta call dentro do Horizonte 2020:
http://www.gppq.fct.pt/h2020/call.php?id=H2020-ICT-2015&topic=ICT-30-2015